9 de set. de 2009

Entrevista com o Piloto Antônio Goetz no Site do Mundocross


Essa é a história do piloto de Motocross, Antônio Goetz, da cidade de São Paulo das Missões, no Rio Grande do Sul, que com a idade de 70 anos ainda participa de competições regionais de Motocross e Veloterra. Antônio nasceu no dia 12 de maio de 1939, e atualmente reside na linha Santa Cecília, interior de São Paulo das Missões.

Aposentado como agricultor a 10 anos, ele está sempre motivado e apresenta muita disposição na participação dos mais diversos eventos. Antonio desfruta de boa saúde, dando exemplo a todos nós de que não importa a idade para se praticar qualquer esporte, importante que se faça com gosto e disposição.

Agora para vocês, o 10P Mundocross para o Sr. Antônio Goetz

Placa de 5 segundos no ar : Largou...


1) MUNDOCROSS – Seu Antônio, quantos anos já está pilotando motocicleta ?

ANTÔNIO GOETZ – Comecei a pilotar desde os 21 anos de idade, ou seja, desde 1961. Com a esposa fiz três viagens até o Paraná e naquela época nem asfalto não tinha, era chão batido com muita poeira.



2) MUNDOCROSS – O que lhe motivou começar a correr no Motocross ?

ANTÔNIO GOETZ – Iniciei no ano de 2001. Naquela época a convite do diretor de provas Paulo Della Flora, o Jabuti, e com o convite dos pilotos Pato e Cabeção. Sempre acompanhava meu filho, piloto Jair Goetz durante as competições.



3) MUNDOCROSS – E com que idade o senhor iniciou no Motocross ?

ANTÔNIO GOETZ – Eu estava com a idade de 62 anos quando comecei a pilotar nas provas, e por isso 62 é o número da mina moto.



4) MUNDOCROSS – Já teve conquista de alguns títulos durante sua carreira ?

ANTÔNIO GOETZ – Título tenho apenas o de vice-campeão da Copa Noroeste de Motocross na categoria 180 em 2008. Mas tenho mais de quarenta troféus onde fiquei entre os dez primeiros colocados. Muitas vezes deixando pilotos jovens para trás. Mas sempre digo que o mais importante para mim é poder participar das corridas e o prazer de correr.



5) MUNDOCROSS – Em algum dia o senhor já se envolveu em algum acidente ?

ANTÔNIO GOETZ – Desde que estou participando, em abril deste ano me envolvi num acidente durante a corrida na qual acabei me machucando, trincando um osso da perna. Foi um grande susto para mim, mas não desisti e vou continuar participando até minha saúde me deixar.



6) MUNDOCROSS – Qual o modelo da sua moto ?

ANTÔNIO GOETZ – Comecei com uma DT 180 e atualmente estou com uma DT 200, a qual pretendo ir até o fim em virtude de estar bem acostumado com ela.



7) MUNDOCROSS – Seu Antônio, qual é o seu maior desafio ?

ANTÔNIO GOETZ – Já participei de provas de Motocross, Supercross, veloterra e até de etapas de Campeonato Gaúcho, mas creio que o maior desafio é ainda pilotar com a idade de 70 anos.



8) MUNDOCROSS – Quais as maiores dificuldades nas competições ?

ANTÔNIO GOETZ – Tenho dificuldade nas largadas, pois com a idade que tenho os reflexos não são mais tão ágeis. E todos saem na frente. Outro medo é quando a pista está molhada e até evito participar.



9) MUNDOCROSS – Na sua família há mais pessoas seguindo no Motocross ?

ANTÔNIO GOETZ – Sim, tenho o filho Jair Goetz #88, a esposa dele, minha nora Arlete Goetz e o neto Clóvis, do Mato Grosso, e a neta Jenifer.



10) MUNDOCROSS – Seu Antônio, qual a mensagem que o senhor deixa aos demais pilotos ?

ANTÔNIO GOETZ – Minha mensagem é que nunca é tarde para iniciar nas competições em especial nesse esporte. Claro que devem estar cientes que em cada esporte radical que se pratica a gente está sujeito a eventuais acidentes. E preciso estar sempre atento e tomar o máximo de cuidado, mas é um esporte sadio e gostoso de se praticar.

Para quem quiser acessar o site do mundo cross vai aí o link: http://www.mundocross.com.br/

Redação Mundocross
Entrevista by Milton Schnorr Kunst
Foto Arquivo

3 de set. de 2009

Divulgação do Site do KM ARRANCADA


www.kmarrancada.com.br